terça-feira, 29 de janeiro de 2008

ADULTOS HIPERATIVOS: PORQUE UM DIA ESTAS CRIANÇAS VÃO CRESCER...


Hoje, graças à ampla divulgação a respeito do TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), que também é conhecido como DDA ou simplesmente hiperatividade (no jargão popular), muitas crianças têm se beneficiado do seu tratamento, o que evidentemente melhora seu rendimento escolar e social, afetando de maneira positiva a auto-estima.

Essas crianças, antes desatentas, que não conseguiam transformar em resultado o grande potencial intelectual que possuem, têm seu futuro mudado graças ao tratamento cada dia mais disponível. Muitas também são impulsivas, de difícil convivência. Algumas desenvolvem transtornos de conduta e transtorno opositor desafiador, o que afeta diretamente suas relações interpessoais, gerando rejeição e piora do problema. O tratamento tem sido decisivo na prevenção de tais sintomas.

Entretanto, o fato mais interessante a ser discutido é que estas crianças obviamente um dia crescem, e temos observado que de 60% a 80% dos casos de TDAH na infância permanecem na vida adulta. Desse modo, estima-se que de cada 100 adultos, 4 possuem TDAH. Estes dados são alarmantes, já que esses adultos que nunca foram diagnosticados (até mesmo porque o problema não era divulgado de maneira ostensiva há alguns anos atrás) são seriamente afetados pelas limitações que o TDAH impõe e, assim como as crianças, esses adultos também não conseguem muitas vezes transformar em resultados seu potencial criativo.

O diagnóstico do TDAH em adultos, assim como nas crianças, é feito pelo médico através da história clínica do paciente. A avaliação médica é imprescindível, uma vez que muitos transtornos neuropsiquiátricos, que também cursam com hiperatividade física e mental, não são TDAH e podem ser erroneamente diagnosticados como tal por profissionais não habilitados ou inexperientes.

Adultos que frequentemente têm dificuldades para manter atenção em palestras ou atividades; são inquietos; distraídos; frequentemente parecem não estar prestando atenção quando lhe é falado diretamente; têm dificuldades em organizar tarefas e atividades, errando por desatenção ou descuido; perdem coisas necessárias para tarefas cotidianas; "fogem" de situações em que precisam ter muita concentração ou que exijam esforço mental constante, podem ter TDAH.

O diagnóstico e tratamento do TDAH em adultos abre novos horizontes para essas pessoas. Influencia de maneira positiva todas as esferas de suas vidas. O adulto que tem TDAH, quando tratado, tem melhora do seu rendimento profissional, melhora suas relações sociais e afetivas, melhora sua impulsividade; gerando mais autoconfiança e melhorando sua auto-estima.

Somente quem tem o transtorno sabe a dificuldade que é viver num mundo tão competitivo e conviver com estas dificuldades e limitações. Vale a pena procurar tratamento. Nunca é tarde para resolver antigos problemas.[14]


Por Walker R da Cunha - Médico, psicoterapeuta, conferencista e autor de diversos artigos na área de comportamento e saúde de grande repercussão.

Clínica Medicina do Comportamento - RJ
www.medicinadocomportamento.com.br

Leia a resenha a respeito das crianças hiperativas, publicada ontem.

Nenhum comentário: